Inscritos no Sisu já podem conferir classificação parcial - O Poti News

Inscritos no Sisu já podem conferir classificação parcial

Interessados podem se inscrever no processo seletivo até esta quinta-feira (25). Foto: Agência Brasil/EBC.

O Ministério da Educação (MEC) liberou a nota de corte parcial referente ao processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nota de corte é a pontuação do último candidato inscrito no programa até o total das vagas ofertadas para cada opção de curso, turno e modalidade.

Até as 20h de ontem (23), 1.060.386 pessoas já haviam se inscrito no processo seletivo, que registrou 2.008.580 inscrições, considerando que é possível escolher até dois cursos. Esse número representa 48% dos 2.208.932 candidatos aptos a concorrer a uma das 264.181 vagas distribuídas em 6.827 cursos de graduação, abrangendo 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Medicina, Direito, Psicologia, Administração e Enfermagem destacam-se como os cursos mais concorridos.

A edição do Sisu 2024 terá apenas uma etapa de inscrição para as vagas oferecidas pelas instituições ao longo do ano, ao invés de duas, como ocorria até ano passado. As vagas contemplam cursos com início previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão firmados pelas instituições de ensino superior participantes.

Além disso, o processo seguirá as alterações da nova Lei de Cotas, classificando todos os inscritos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e priorizando a ampla concorrência antes das cotas estabelecidas pela legislação.

Senado aprova uma série de alterações na Lei de Cotas e torna medida permanente

Todas as instituições de ensino superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), observando a oferta de vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, de acordo com a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

As inscrições para o Sisu 2024 podem ser feitas até amanhã (25), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 deste mês, e a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano para o preenchimento de vagas não ocupadas na chamada regular.

Confira o cronograma completo do Sisu 2024: