O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que não irá suspender os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração devido à falta de prova de vida presencial. Desde fevereiro de 2022, a responsabilidade de comprovar que o cidadão está vivo é do próprio INSS.
A procura intensificada por atendimento nas agências da Previdência ocorreu após o envio de um comunicado (push) pelo aplicativo Meu INSS e pela rede bancária para 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro, que não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações. No total, 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março não tiveram suas informações confirmadas.
O comunicado estava previsto na rotina para informar ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em base de dados, justificando assim a não confirmação da comprovação de vida.
Para tranquilizar os aposentados e pensionistas, o INSS enfatizou que não é necessário que se desloquem ao banco onde recebem o pagamento ou a uma agência da Previdência. O próprio INSS realizará busca ativa, dirigindo-se ao endereço indicado no cadastro do segurado. Portanto, é importante manter os dados sempre atualizados.