Na madrugada desta quinta-feira (19) desembarcaram em solo brasileiro mais 219 cidadãos resgatados do conflito entre Israel e o Hamas. Com isso, a Operação Voltando Em Paz, do governo federal, chegou a 1.135 brasileiros repatriados.
Segundo a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, restam cerca de 150 brasileiros que solicitaram repatriação. Como o KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), tem capacidade para pouco mais de 200 passageiros, o próximo voo a decolar tem potencial para permitir ao Brasil atender o pedido de ajuda de países vizinhos da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. “A prioridade sempre foi para os brasileiros. Como a lista de brasileiros foi reduzida, nesse próximo voo vamos conseguir trazer 15 estrangeiros de países vizinhos“, explicou Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.
Além dos resgates, o governo brasileiro aproveitou os voos para enviar à zona de conflito 40 purificadores de água e kits médicos. A remessa chegou na quarta-feira (18) ao Aeroporto de Al-Arish, a 50km da fronteira com Gaza. O deslocamento final e a entrega dos insumos ficam sob responsabilidade da entidade Crescente Vermelho, que atua na região.