O influenciador digital Ivan Baron utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (18) para condenar veementemente as declarações recentes do comediante Léo Lins durante um show de stand-up. Lins, conhecido por seu estilo de humor provocativo, já estava sob a mira da Justiça desde maio deste ano, quando uma medida cautelar determinou a retirada de seu especial “Perturbador” de todas as plataformas digitais.
Em vídeo, Lins fez menção a um processo judicial em que é acusado de fazer comentários “ofensivos” direcionados a pessoas com deficiências, associando Ivan Baron como o denunciante. O comediante referiu-se a Baron como um “militante” que “subiu a rampa com o Lula” durante a cerimônia de posse presidencial em janeiro.
[CONTEÚDO SENSÍVEL❗️]
Infelizmente preciso vim aqui nas redes sociais expor mais um ataque CAPACITISTA que eu sofri de autoria do Léo Lins. Chegou até a mim um vídeo em que o humorista durante o seu show de standup se refere a minha pessoa de maneira extremamente ofensiva + pic.twitter.com/9QDUkqsyAE— Ivan Baron 🦯 (@ivanbaron) September 18, 2023
Em resposta, Ivan Baron expressou sua indignação, classificando o vídeo como um “ataque capacitista”. O influenciador enfatizou a urgência de conter a violência verbal direcionada a pessoas que não se encaixam em padrões linguísticos e de expressão, declarando: “Até quando aqueles que não se ajustam a padrões linguísticos e de expressão serão vítimas desse tipo de agressão? Nós, pessoas com deficiências, almejamos liberdade e desejamos deixar de temer por sermos diferentes!”
Ivan Baron também revelou que medidas legais estão em andamento para buscar justiça em relação ao ocorrido. Ele reforçou a importância de responsabilizar aqueles que propagam preconceito e crueldade sob o pretexto do humor, argumentando que “a impunidade não deve prevalecer”.
Ver essa foto no Instagram
Em maio deste ano, o comediante Léo Lins já havia sido alvo da Justiça de São Paulo, que emitiu uma medida cautelar determinando a remoção de seu especial “Perturbador” de todas as plataformas digitais. Além disso, a medida proibiu Lins de fazer comentários depreciativos ou humilhantes em suas apresentações, bem como de divulgar, transmitir ou distribuir qualquer conteúdo dessa natureza direcionado a grupos considerados minorias ou vulneráveis.
Lins comentou a remoção de seu show de humor em suas redes sociais naquela época, compartilhando a notícia e escrevendo: “16/05/2023, 15:00, um show de humor é removido da internet a pedido do Ministério Público”. Em sua postagem, ele também questionou: “quem será o próximo?”