Jornalista lança livro de poemas inspirados na pandemia - O POTI

Jornalista lança livro de poemas inspirados na pandemia

Idyane França, além de poeta, é uma feminista e ativista do movimento negro. Foto: Divulgação.

A jornalista e poeta Idyane França lançará seu mais recente livro de poemas, intitulado “Revelia”, nesta quinta-feira (25), às 18h, no Mahalila Café e Livros. A obra, que já está em pré-venda no Instagram da autora, oferece uma rica exploração dos sentimentos e experiências vividos durante a pandemia de covid-19.

“Revelia” foi escrito em 2020, em um período de isolamento e incerteza global, e conta com o prefácio da pesquisadora Constância Lima Duarte, doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e mestre em Literatura Portuguesa pela PUC-RJ. A pesquisadora afirma que “a cada poema a escritora tem sua alma desvelada, despida e transbordante”.

Escrito num momento em que as pessoas estavam enclausuradas, bombardeadas por notícias mórbidas e inseguras com o por vir, ‘Revelia’ foi a forma que encontrei para manter minha sanidade mental nesse período. Além de ser um livro que há muito tempo sonha com a liberdade de mundo, com o encontro de outros lares, de outros sentidos e de outras almas”, diz a autora, que também ilustrou o livro.

Publicado pela JV Publicações, “Revelia” traz ilustrações que variam de traços minimalistas a expressões aquareladas, complementando a intensidade dos poemas. A sinopse da obra reflete essa intensidade:

Revelia é um grito que há muito tempo está preso na garganta. Sufocado pelo medo, sufocado pela dor, sufocado pela insegurança, pelo convencimento da não possibilidade. Sufocar-se! Sim, minhas mãos também o sufocou. Pensei, se tem que ser sufocado, que seja por mim mesma. Mas há coisas que quanto mais tentamos estancá-las, mais elas escorrem, mais elas ganham força e rompem as barreiras, como represas que quando estouram saem devastando tudo que vem pela frente. Assim é Revelia, cortante, malcriado, contestador, imoralista e inconformado”.

Idyane França, além de poeta, é uma feminista e ativista do movimento negro. Ela começou sua carreira artística como atriz na Cia. Estalo de Teatro e tem um histórico de participação em projetos culturais e literários. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi premiada no XXII Prêmio Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos (2016). França também é co-idealizadora do projeto “No Olho da Onça”, que promove a diversidade literária e a visibilidade de mulheres artistas.

Serviço:

  • Lançamento de “Revelia”
  • Data: 25 de julho
  • Local: Mahalila Café e Livros – Rua Dra. Nívea Madruga, 19 – Potilândia
  • Horário: 18h