Justiça Federal do RN lança programa para inserir população de rua no mercado de trabalho - O POTI

Justiça Federal do RN lança programa para inserir população de rua no mercado de trabalho

Equipes de assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas estarão disponíveis para apoiar o processo de seleção. Foto: EBC.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) está intensificando seus esforços para proporcionar oportunidades de trabalho às pessoas em situação de rua. Além do mutirão Pop Rua Jud, programado para o dia 19 de agosto, a JFRN lançou o programa “Parceiros da Inclusão”. Em conjunto com o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT 21), a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (SEMTAS), o programa busca criar condições para que essas pessoas possam ingressar no mercado de trabalho.

O programa “Parceiros da Inclusão” convida empresas e instituições a cadastrarem suas vagas disponíveis e perfis profissionais desejados. As entidades parceiras fornecerão suporte às empresas, recomendando candidatos que atendam aos requisitos necessários, facilitando assim o processo de recrutamento e contratações.

Recentemente, a JFRN promoveu reuniões estratégicas para sensibilizar empresas sobre a importância da inclusão de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. Os Juízes Federais Marco Bruno Miranda Clementino e Lianne Pereira da Motta Pires Oliveira, integrantes do Núcleo 4.0 do Judiciário Federal potiguar, se reuniram com dirigentes do sistema Fecomércio. O encontro resultou no compromisso da Fecomércio de mobilizar empresas do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo para participar do programa, além de oferecer apoio logístico para o mutirão.

O Programa Parceiros da Inclusão surge da necessidade identificada no Núcleo de Justiça Pop Rua da JFRN de promover ações concretas para garantir a inclusão social de pessoas vulneráveis. Muitas vezes, a falta de um comprovante de residência impede que essas pessoas consigam uma entrevista de emprego, perpetuando sua situação de vulnerabilidade. Esta iniciativa visa combater o preconceito e demonstrar o potencial desses indivíduos para contribuir significativamente no mercado de trabalho“, ressaltou a Juíza Lianne Motta.

Durante o mutirão, as empresas que aderirem ao projeto terão espaço reservado e suporte completo para conduzir entrevistas de emprego com os participantes. Equipes de assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas das instituições parceiras estarão disponíveis para apoiar o processo de seleção, garantindo que as vagas sejam preenchidas de maneira justa e inclusiva.

O evento Pop Rua Jud também visa consolidar uma rede de parcerias entre órgãos do sistema de justiça, administração pública e setor privado para apoiar de forma contínua o projeto “Parceiros da Inclusão”. As empresas participantes do programa serão agraciadas com o Selo Empresa Parceira da Inclusão, uma distinção concedida pela JFRN e TRT da 21ª Região. Além disso, as empresas terão benefícios que vão além do âmbito econômico, como a promoção de um ambiente de trabalho diversificado, o desenvolvimento de uma imagem positiva e a contribuição para a justiça social e igualdade de oportunidades.