Por Larissa Cavalcante e Caio Varela
Na entrevista de domingo de hoje, o deputado estadual Kleber Rodrigues compartilhou sua visão sobre a gestão atual do estado do Rio Grande do Norte e suas próprias realizações como parlamentar. Destacando o otimismo com os avanços conquistados até o momento, Kleber enfatizou o compromisso do governo em aderir ao Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) e o impacto positivo das iniciativas na qualidade de vida dos norte-rio-grandenses.
Sobre o relacionamento entre o governo do estado e a Assembleia Legislativa após a votação conturbada sobre o ICMS, Kleber enfatizou a busca por recompor a bancada governista e destacou a importância do diálogo transparente para o êxito das ações legislativas.
Quanto ao impacto de sua influência política no Agreste, Kleber revelou seu apoio a pré-candidatos a vereador, vice-prefeitos e prefeitos em diversos municípios da região. Ele reconheceu a importância das eleições municipais e reiterou seu compromisso em contribuir para o sucesso de seus candidatos.
Sobre o desafio de conciliar o apoio a três candidaturas importantes – sua esposa Raquel como pré-candidata a vice-prefeita de Macaíba, seu pai Severino como pré-candidato a prefeito de São José de Mipibu e a Professora Nilda como pré-candidata a prefeita de Parnamirim – Kleber expressou sua determinação em estar presente e apoiar cada um deles, ressaltando a qualidade das propostas e a busca por alternativas para o eleitorado em cada município.
Confira a entrevista completa:
O POTI – Como o senhor avalia a gestão atual do estado? Qual é a sua visão sobre os principais desafios e conquistas até o momento?
KLEBER RODRIGUES: O ano de 2024 começou com viés positivo para O nosso Rio Grande do Norte. O governo aderiu ao PEF – Programa de Equilíbrio Fiscal – que irá ajudar na implantação de ações e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento. Sabemos do grande esforço e empenho que a governadora Fátima Bezerra vem fazendo. Na área de recuperação de estradas estão previstos mais de R$ 400 milhões. Os primeiros editais já foram lançados, contemplando municípios de regiões importantes, como é o caso da região Agreste. Na saúde, o programa Mais Cirurgia vai ampliar ainda mais, atendendo a milhares de pessoas. São iniciativas que nos deixam otimistas e mostram que podem melhorar a qualidade de vida do Norte-rio-grandense.
O POTI – Sabemos que houve uma votação conturbada sobre o ICMS no ano passado. Como o senhor descreveria o relacionamento entre o governo do estado e a Assembleia Legislativa após esse episódio? Houve algum impacto significativo no ambiente da bancada?
KLEBER RODRIGUES: O governo fez um esforço para recompor a sua bancada e desde que o o novo ano legislativo começou não sofreu nenhuma derrota no plenário da Assembleia Legislativa. O líder do governo, o deputado Francisco do PT, mantém um diálogo aberto e transparente com os colegas e se esforça para atender os pleitos de cada um. O parlamento exige essa via de mao dupla.
O POTI – Falando sobre o seu mandato, qual é a sua própria avaliação até agora? Quais são os principais projetos e bandeiras que o senhor tem defendido em sua atuação como deputado estadual?
KLEBER RODRIGUES: As bandeiras do empreendedorismo e da inclusão continuam recebendo uma atenção especial do nosso mandato. Claro, que não perdemos o foco na defesa dos interesses dos municípios. Procuro estar presente em cada um deles e reforço a intermediação dos pleitos dos prefeitos junto a bancada federal e as secretarias estaduais. Recentemente, entregamos cópias de emendas parlamentares que destinamos a instituições e a municípios de nossa base. É uma iniciativa que ajuda os gestores a desenvolver ações em benefício da comunidade.
O POTI – É sabido que o senhor tem um engajamento especial na causa do autismo. Poderia nos contar um pouco sobre o seu trabalho nessa área e quais são as suas iniciativas em prol dessa causa?
conquistas até o momento?
KLEBER RODRIGUES: O autismo ganhou um protagonismo especial no nosso mandato. Abraçar a causa é um propósito de vida. Como deputado estadual já apresentei muitos projetos que ajudam o autista e seus familiares, como é o caso da lei que acabou com o prazo de validade dos laudos que comprovam o transtorno. Recentemente, apoiamos a caminhada do abril azul, realizada em Natal. Foi um momento de união e congraçamento das famílias.
O POTI – O senhor possui uma influência política significativa no Agreste. Quantos candidatos a prefeito e vice-prefeito está apoiando na região? Como observa a sua força política impactando as eleições municipais deste ano?
KLEBER RODRIGUES: Nas eleições de 2024 estamos apoiando pré-candidatos a vereador, vices-prefeitos e a prefeitos em vários municípios do RN. A maioria deles concentrada na minha região, que é a região Agreste. Como deputado estadual, tenho consciência da importância de um pleito municipal. É a base da nossa atuação. E estou disposto a me dedicar integralmente para ajudar a eleger nossos candidatos.
O POTI – Com sua esposa Raquel como pré-candidata a vice-prefeita de Macaíba, seu pai Severino como pré-candidato a prefeitura de São José de Mipibu e a Professora Nilda como pré-candidata a prefeitura de Parnamirim, como você pretende se dividir para conseguir se dedicar às campanhas dos três?
KLEBER RODRIGUES: São três disputas importantes. Mas, a exemplo das demais, vou estar presente e ajudando todos eles a apresentarem suas propostas e conversarem com os eleitores. No caso da sucessão de Macaíba, o projeto é de reeleição do atual prefeito Emídio Júnior. Uma gestão que vem sendo aprovada e que agora conta como pré-candidata a vice, Raquel Rodrigues, que fez um trabalho reconhecido como secretária de Assistência Social do município. Já em Parnamirim e São José de Mipibu as candidaturas são de oposição. Os dois pré-candidatos, Severino Rodrigues e a professora Nilda estão se apresentando como alternativa para o eleitorado dos dois municípios.