A governadora Fátima Bezerra (PT) e o ministro da Pesca e da Aquicultura, André de Paula, informaram que o leilão do novo Terminal Público Pesqueiro (TPP) deve acontecer no primeiro semestre de 2024. O anúncio foi feito durante uma agenda do ministro na capital potiguar, nesta segunda-feira (13).
O ministro André de Paula assegurou que todas as precauções serão tomadas para garantir o sucesso do leilão no início do próximo ano. “A prioridade é fazer o terminal operar pelo que representa para o Rio Grande do Norte e para a economia do estado”, afirmou o ministro.
O TPP, localizado às margens do Rio Potengi, promete ser um marco para a região, com uma capacidade de estocagem de 50 mil quilos. O terminal oferecerá serviços de beneficiamento primário de peixe e contará com uma fábrica de gelo capaz de produzir 60 toneladas por dia. A expectativa é que a iniciativa impulsione a geração de empregos e renda, além de facilitar o escoamento da produção pesqueira.
A governadora Fátima Bezerra expressou otimismo em relação à concretização do projeto após anos de espera. “O terminal pesqueiro, que sem dúvida precisa entrar em funcionamento o mais rápido possível, já se arrasta há mais de dez anos. Agora, temos muita confiança de que, no governo do presidente Lula, o compromisso do ministro da pesca, André de Paula, nos levará à realização desse leilão. Porque essa obra é importante pelo potencial imenso que o Rio Grande do Norte tem na área da pesca e da agricultura”, afirmou a governadora.