O escritor Gustavo José Barbosa lançará, nesta quarta-feira (18) de dezembro, o livro “Professor Rivaldo D’Oliveira – Um Educador e seu Legado Imortal”, que retrata a vida e as contribuições de um dos maiores educadores do Rio Grande do Norte. O evento acontece na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em Petrópolis, das 17h às 20h.
Nascido em 1927, no município de Nova Cruz, o professor Rivaldo D’Oliveira foi filho de Fenelon D’Oliveira e Ana Bezerra de Oliveira. Reconhecido por sua dedicação à educação, foi um dos fundadores da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), onde lecionou e exerceu funções de coordenação e administração por mais de 35 anos. A escola, motivo de grande orgulho para o educador, representa um marco em sua trajetória e um pilar para o desenvolvimento da educação técnica no estado. Rivaldo D’Oliveira faleceu em 2013, deixando um legado imortal para a educação potiguar.
O autor do livro, Gustavo José Barbosa, também possui uma trajetória ligada à educação e ao meio rural. Técnico em Agropecuária pela EAJ e graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias e Mestre em Agroecologia pela UFPB, ele traz em suas obras uma profunda conexão com a história do Rio Grande do Norte e suas personalidades. Gustavo também é licenciado em História pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e ocupa a cadeira de número 47 no Instituto Histórico e Geográfico do RN. Atualmente, atua como Extensionista Rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMPAER-PB).
A obra, que conta com apresentação de Valério Mesquita e prefácio do escritor Diógenes da Cunha Lima, resgata não apenas a biografia do professor Rivaldo D’Oliveira, mas também sua contribuição para a educação e a formação de gerações de profissionais no Rio Grande do Norte.
Serviço:
- Lançamento do livro: “Professor Rivaldo D’Oliveira – Um Educador e seu Legado Imortal”
- Autor: Gustavo José Barbosa
- Data: 18 de dezembro (quarta-feira)
- Horário: Das 17h às 20h
- Local: Academia Norte-Rio-Grandense de Letras – Petrópolis, Natal
Feira de Livros reúne sebos potiguares no campus da UFRN até 20 de dezembro