Luigi Cini é campeão do Vert Battle, realizado no Tamo Junto BB; conheça os participantes - O POTI

Luigi Cini é campeão do Vert Battle, realizado no Tamo Junto BB; conheça os participantes

Luigi Cini foi o grande campeão. Diego Takahashi e Augusto Akio completaram o pódio. Foto: Eduardo Braz.

Neste domingo (3), o Festival Tamo Junto BB, realizado pelo Banco do Brasil, reuniu artistas e atletas de destaque para diversas atividades gratuitas ao público. Entre os eventos realizados estava o campeonato Vert Battle, de skate vertical, que contou com nove atletas de todo o Brasil competindo por um pódio. 

O grande campeão da categoria masculino PRO (Profissional) foi Luigi Cini, que conquistou a excelente nota 88,33. Diego Takahashi (nota 85,33) e Augusto Akio (nota 83) completaram o pódio. A competição foi assistida por admiradores e fãs do esporte que foram surpreendidos por manobras de nível de dificuldade altos. 

Cada um dos atletas teve direito a três tentativas, tendo a sua maior nota creditada no ranking final. Conheça todos os competidores, que têm representado o Brasil no esporte internacionalmente: 

#1 – Luigi Cini

O curitibano Luigi Cini é o atual vice-campeão mundial da modalidade e um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, realizados neste ano. Ao longo de sua carreira, Luigi já conquistou mais de dez prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, ele é o primeiro colocado no ranking mundial “World Skateboarding Ranking”, na categoria Park, com 157.520 pontos. A plateia gritou eufórica com a série de manobras que ele realizou e mesmo caindo em sua última tentativa, nenhum dos outros competidores conseguiu bater a sua maior nota.

#2 – Diego Takahashi 

Aos 17 anos, Diego já é uma grande força do skate nacional. O jovem chamou a atenção do  público pela facilidade de fazer séries de manobras com alto nível de dificuldade, uma em seguida da outra. Diego completou as suas três tentativas sem cair na rampa e se consagrou como um dos favoritos da plateia e dos jurados, arrancando gritos e aplausos expressivos. Ao finalizar a última rodada sua aclamação foi tanta, que Diego jogou o skate na rampa e abriu os braços pra galera, recebendo parabenizações dos seus concorrentes. O atleta tem crescido cada vez mais no esporte, conquistando vitórias em grandes campeonatos. 

#3 – Augusto Akio 

Augusto Akio, um dos grandes favoritos do público e de fãs do skate, fechou o pódio com chave de ouro. Apesar de ter caído em sua primeira tentativa, se reergueu e entregou performances espetaculares nas demais, o suficiente para lhe garantir um merecido terceiro lugar.  Atualmente, ele é campeão mundial de skate park e foi medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris, além de estar em terceiro lugar no ranking geral da categoria, com 143.733 pontos. Para completar, o atleta não deixou de lado uma de suas marcas registradas e mandou um show de malabarismo para a galera).

#4 – Italo Penarrubia

O ídolo Italo Penarrubia, muito querido pelos fãs fiéis do skate, conseguiu a quarta colocação após uma performance que fez o público aplaudir intensamente. Mesmo caindo em sua segunda tentativa, não deixou de ganhar altas notas nas demais. Ele possui duas vitórias na competição X Games, uma das maiores do skate, além do recorde de Aéreo mais alto da história do campeonato. 

#5 – Rony Gomes 

Com quatro pódios no X Games e outros títulos disputadíssimos como o topo do ranking da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Rony Gomes já tem o seu nome registrado na história do skate mundial. A segunda volta do atleta foi a sua melhor performance na competição do domingo e garantiu a aclamação da plateia. 

#6 – Dan Sabino 

O atleta de 16 anos Dan Sabino teve a sua melhor performance na segunda tentativa, que foi muito aplaudida pelos fãs presentes. Ele é um nome em ascensão e já subiu ao pódio no Skate Park Pro 2023 CBSK e no STU Florianópolis Park 2024, além de fazer parte da Seleção Brasileira Jr. de Skate Park. 

#7 – Vitor Ikeda

Surgindo como uma promessa no skate park e vertical, o jovem Vitor Ikeda caiu nas suas duas primeiras tentativas, mas se reergueu e retornou para um fechamento com chave de ouro na última rodada, chamando a atenção dos presentes. Em abril deste ano, ele alcançou o seu primeiro pódio, no STU. 

#8 – Mateus Guerreiro 

Mateus Guerreiro, apesar de ter mais destaque no skate street, não deixou de se aventurar no Vert Battle e, apesar de não ter conseguido a volta perfeita, também chamou a atenção do público com as suas manobras. 

#9 – Dan Cezar

Atleta e treinador profissional no skate, Dan Cezar é um competidor versátil que se destaca em diversas modalidades do esporte. Ele pode não ter alcançado uma volta perfeita nesta competição, mas não deixa de ser um nome a ser acompanhado no skate, já que também chamou a atenção da plateia presente. 

Raicca Ventura vence o Vert Battle de skate vertical no Tamo Junto BB; conheça as atletas