O presidente Lula adiou uma viagem de ministros de estado que estava marcada para esta quarta-feira (27) e seguiria rumo ao Rio Grande do Sul, onde a população ainda lida com os problemas causados pelo ciclone que atingiu o estado. Agora, a viagem será amanhã (28). Na internet, a medida foi criticada após rumores de que Lula teria adiado a viagem para possibilitar que a primeira-dama, Janja, possa acompanhar a comitiva.
Através das redes sociais, o presidente negou que esse seja o motivo do adiamento: “A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira o governador Eduardo Leite, para discutir o apoio ao estado (RS) e seria deselegante os ministros visitarem o estado com o governador gaúcho em Brasília“, explicou.
Em preparação para uma cirurgia que fará no quadril, o presidente está evitando compromissos que envolvam viagens. Após o procedimento, Lula deverá ficar quase um mês sem sair do Palácio do Planalto ou realizar atividades intensas.
A leitura é de que a primeira-dama poderia ganhar ainda mais protagonismo nesse meio tempo, o que já é criticado por membros do governo e da oposição, já que Janja até mesmo recebe ministros.