O presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (20) que o ministro Flávio Dino continuará no comando do Ministério da Justiça até o dia 8 de janeiro. Recentemente, Dino foi indicado por Lula e aprovado no Senado para ocupar uma cadeira ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia de posse foi marcada para o dia 22 de fevereiro, mas a data de exoneração do Ministério da Justiça ainda era incerta.
Na ocasião, o presidente Lula pretende realizar um evento em conjunto com integrantes do governo federal, Congresso Nacional e STF, para relembrar os ataques golpistas e extremistas no dia 8 de janeiro deste ano, quando os prédios dos três poderes foram atacados.
Após a saída de Flávio Dino, o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, irá ocupar o cargo provisoriamente, até que o presidente Lula indique um sucessor definitivo, que ainda não foi anunciado.
Estamos vendo de convocar um ato, no dia 8 de janeiro de 2024, chamado por mim, o presidente do STF e do Congresso Nacional para ressaltar a importância da democracia no nosso país.
— Lula (@LulaOficial) December 20, 2023