Lula Inicia a 78ª Assembleia Geral da ONU em Nova York - O Poti News

Lula Inicia a 78ª Assembleia Geral da ONU em Nova York

Lula Onu
Tradicionalmente, cabe ao governo brasileiro o discurso de abertura. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva será o responsável pelo discurso inaugural na abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York nesta terça-feira (19). Lula compartilhou em suas redes sociais a notícia de que fará seu discurso na ONU às 9h, horário local (10h horário de Brasília), marcando seu retorno após duas décadas desde sua primeira participação na assembleia e 14 anos desde seu último discurso como presidente.

A comitiva que acompanha Lula é composta por 12 ministros, sendo que sete deles participarão de eventos diretamente relacionados à assembleia, enquanto os demais ministros têm agendas oficiais em Nova York.

Natália Bonavides acompanha presidente Lula em Assembleia da ONU nos EUA

Na manhã de segunda-feira (18), Lula se reuniu com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset. No domingo (17), um dia após sua chegada à cidade, o presidente participou de reuniões com empresários e de um jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.

Para o dia seguinte (20), está agendada uma reunião entre Lula e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky. Este encontro representa o primeiro entre os dois líderes desde que Lula assumiu o mandato. O Brasil, assim como a Índia e a China, mantém uma postura de neutralidade declarada no conflito entre a Ucrânia e a Rússia, o que aumentou a expectativa em relação a esse encontro desde maio deste ano, quando ambos estiveram presentes na Cúpula do G7, no Japão, embora tal encontro não tenha se concretizado naquela ocasião.

No mesmo dia do encontro com Zelensky, Lula se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o lançamento de uma iniciativa global em prol do trabalho decente.