O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de craniotomia na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para drenagem de um hematoma intracraniano. De acordo com o hospital, o procedimento ocorreu sem intercorrências, e o presidente está sendo monitorado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Conforme boletim médico divulgado, Lula buscou atendimento ontem à noite na unidade do Sírio-Libanês em Brasília após relatar dor de cabeça. Uma ressonância magnética identificou uma hemorragia intracraniana, associada a um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro. Após a confirmação do diagnóstico, o presidente foi transferido para a unidade de São Paulo, onde realizou a cirurgia.
A equipe médica responsável pelo acompanhamento de Lula é formada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Um boletim atualizado sobre o estado de saúde do presidente será divulgado na manhã desta terça-feira, seguido de uma entrevista coletiva marcada para as 9h, no Hospital Sírio-Libanês, Unidade Bela Vista.
A presidência ainda não informou se haverá alterações na agenda oficial de Lula enquanto ele se recupera.