O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, retoma nesta sexta-feira (1) sua agenda de inspeção das obras de transposição do rio São Francisco. A visita acontece hoje, a partir das 15h, na cidade de Luís Gomes, Alto Oeste Potiguar, onde o presidente será recepcionado pela governadora Fátima Bezerra na obra do Ramal do Apodi, localizado no Rio Grande do Norte.
Na cidade de Major Sales, o Ramal do Apodi receberá um túnel com 6,3 quilômetros de extensão, conectando a Paraíba ao Rio Grande do Norte. Este estado é o único ainda não diretamente atendido pela infraestrutura física do Programa de Integração do São Francisco (Pisf). O projeto tem previsão de ser concluído em 2025 e trará benefícios para aproximadamente 750 mil pessoas em 54 municípios nos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
A obra em questão faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado pelo Governo Federal em 14 de agosto, no eixo Água Para Todos, com um orçamento total de R$ 31 bilhões. Esse eixo abrange quatro subeixos: Abastecimento de Água, Infraestrutura Hídrica, Água Para Quem Mais Precisa e Revitalização de Bacias Hidrográficas.