Em um evento marcado por muita emoção, foi inaugurado nesta sexta-feira (19) o ABA Macaíba – Reabilitação, o primeiro centro especializado em terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) da rede pública do Rio Grande do Norte. A nova clínica, dedicada ao tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), é uma iniciativa da Prefeitura de Macaíba e agora integra a rede municipal de serviços especializados em saúde.
A terapia ABA é amplamente reconhecida por promover a autonomia e abordar comportamentos essenciais para a vida social das pessoas com TEA. O novo centro conta com uma equipe multiprofissional composta por especialistas em fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neuropedagogia, pedagogia, psicomotricidade, fisioterapia e terapia ocupacional.
Localizado na rua Teodomiro Garcia, no antigo Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca (Posto da Maré), ao lado da Creche Câmara Cascudo, o ABA Macaíba passou por uma reforma de aproximadamente R$ 400 mil para adequação do espaço. A clínica possui uma área total de 195 m², incluindo recepção, dois consultórios, sala de terapias ABA, banheiros, administração, copa e depósito de material de limpeza.
A inauguração contou com a presença de diversos profissionais de referência, autoridades, representantes de associações e mães de crianças com TEA. A neuropediatra Celina Reis, representando o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, destacou a importância do novo centro: “Essa inauguração é muito importante para o município. Atendo muitas crianças de Macaíba. Faço parte do Instituto Santos Dumont e é muito importante que novos centros de estimulação surjam para acrescentar esse apoio às crianças e às famílias. Parabéns!”.
Kalyana Lourenço, representando as famílias atípicas, expressou sua gratidão: “Agradeço a toda a equipe da gestão por estar nos proporcionando esse centro de reabilitação. O motivo desse centro ser tão importante é que por trás de cada mãe e de cada filho, existe uma luta gigantesca. Hoje, a gente está vivendo um sonho. A terapia ABA em si é importante na nossa vida. Macaíba está sendo referência.”.
Rosinaide Fonseca, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN), também comentou sobre a importância do novo centro: “Para mim, é um prazer imenso estar participando da inauguração desse centro de reabilitação, porque eu sei as dificuldades de todos os dias das mães que não têm onde atender seus filhos.”.
O fluxo de atendimento no ABA Macaíba será iniciado com um laudo de especialistas, como pediatras, neuropediatras ou psiquiatras, para crianças de 2 a 12 anos. A marcação da primeira consulta deve ser autorizada na Central de Regulação de Macaíba, com a apresentação do cartão SUS, comprovante de residência, laudo e prescrição médica, além da comprovação de matrícula escolar no município.
A rede municipal de saúde de Macaíba vem se qualificando continuamente para atender a demanda das crianças com TEA. Recentemente, houve uma ampliação significativa no número de consultas especializadas em pediatria e neuropediatria, além de um incremento no financiamento do CER Anita Garibaldi para a realização de terapias, aumentando os atendimentos em 20% para crianças até 5 anos. Outros serviços, como esportes adaptados em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e o transporte de crianças para acompanhamento em Natal, também estão sendo oferecidos.