Nesta quinta-feira (9), o governo do Rio Grande do Norte recebeu os representantes da Raízen Power para discutir o andamento do Projeto Dunamis, uma iniciativa de geração de energia fotovoltaica no município de Santana do Matos, na região central do estado.
A Raízen Power está atualmente envolvida na instalação da maior usina de produção de energia fotovoltaica do Rio Grande do Norte, que cobre uma área de 600 hectares. O complexo é composto por quatro parques, alcançando uma capacidade instalada de 141 MWp, com um investimento de R$ 550 milhões. A expectativa é que o projeto seja concluído até janeiro de 2024.
O secretário de estado de Governo e Relações Institucionais (Segri), Adriano Gadelha, destacou a importância deste investimento em energia limpa para o estado, sublinhando o compromisso do governo em fortalecer a economia e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, gerando renda e oportunidades de emprego.
Gadelha ressaltou ainda o vasto potencial do Rio Grande do Norte na geração de energias renováveis, mencionando a expansão para a geração offshore, bem como a produção de hidrogênio e amônia verde. Ele compartilhou a perspectiva da instalação do Porto Indústria Verde nos próximos anos, seguindo a orientação da governadora Fátima Bezerra (PT), que direciona esforços para consolidar projetos, atrair investimentos e garantir o equilíbrio financeiro e fiscal do estado.