Mais de 200 pessoas estão desabrigadas após chuvas em Natal - O POTI

Mais de 200 pessoas estão desabrigadas após chuvas em Natal

Este é o segundo episódio de transbordamento na lagoa de captação do Santarémem em menos de três semanas

As famílias afetadas foram mais uma vez desalojadas e direcionadas para a Escola Estadual Adelino Dantas. Foto: Ascom/PMN.

Após as intensas chuvas que caíram nesta terça-feira (4) na capital potiguar, a Lagoa do Santarém, localizada na Zona Norte, voltou a transbordar, ocasionando inundações nas residências dos moradores do entorno.

Como resultado, as famílias afetadas foram mais uma vez desalojadas e direcionadas para a Escola Estadual Adelino Dantas. Este é o segundo episódio de transbordamento em menos de três semanas, que resultou na necessidade de abrigar essas famílias na referida escola.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), aproximadamente 55 pessoas encontram-se abrigadas na escola. Além disso, na Rua São Geraldo, em Cidade Nova, outras 200 pessoas ficaram desalojadas.

A prefeitura afirmou que a permanência das famílias na escola na Zona Norte é uma medida temporária, aguardando uma melhora nas condições climáticas e a diminuição do nível da água para que possam retornar com segurança às suas residências.

A Semtas também assegurou que providenciou alimentos e está prestando assistência às famílias afetadas.

Situação das chuvas em Natal

Segundo informações da prefeitura, das 82 lagoas de captação monitoradas, duas apresentaram problemas mais graves de transbordamento: a Lagoa do conjunto Santarém e a do loteamento José Sarney, no bairro Lagoa Azul.

Choveu mais de 100mm em alguns bairros da capital potiguar, com destaque para o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte, que registrou o maior índice pluviométrico, com 109mm. As chuvas também resultaram em alagamentos em diversas ruas e avenidas da cidade, inclusive deixando uma avenida intransitável, que liga as cidades de Natal a Parnamirim.

24h de chuvas: RN registra alagamentos, moradores ilhados e deslizamento de falésias

Prefeitura não tem soluções imediatas para os alagamentos em Natal

Vai alagar de novo? Natal “não tem um orçamento específico para lidar com os alagamentos”, afirma Seinfra