Cerca de 33,7 mil famílias da região Central do Rio Grande do Norte que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ainda não usufruem do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que pode reduzir a conta de energia em até 65%. A TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, destinado a consumidores de baixa renda, indígenas, quilombolas e aqueles inscritos em programas sociais federais.
O superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern, Júlio Giraldi, destacou que muitos moradores da região, especialmente aqueles que vivem em imóveis alugados, desconhecem o direito ao benefício. “Na maioria dos casos, as famílias moram de aluguel e acham que não têm direito ao benefício porque não são titulares da conta de energia – o que não é verdade”, explicou Giraldi, enfatizando que o desconto pode ser solicitado mesmo sem ser o titular da conta.
Entre as cidades com maior número de famílias aptas ao benefício estão Caicó, com 4.891 famílias, Currais Novos, com 2.591, e Afonso Bezerra, com 2.080. Municípios menores, como Ipueira e Timbaúba dos Batistas também possuem famílias que poderiam ser beneficiadas, mas que ainda não solicitaram o desconto.
Para ter direito à TSEE, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e uma renda familiar mensal por pessoa inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional. Famílias que possuem membros com doenças que exigem o uso contínuo de aparelhos elétricos, ou que tenham idosos ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também são elegíveis.
A Neoenergia Cosern orienta que os interessados mantenham seus dados atualizados junto aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAs) para garantir o direito ao benefício. A solicitação pode ser feita por meio do WhatsApp da companhia, bastando informar o número da conta de energia e o Número de Identificação Social (NIS). Após a verificação dos dados, o desconto é aplicado na fatura seguinte, em até cinco dias úteis.
A adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica não só alivia o orçamento das famílias de baixa renda, como também contribui para a manutenção de serviços essenciais, especialmente em um momento de crise econômica. A Neoenergia Cosern reforça a importância de que todas as famílias elegíveis façam o cadastro o quanto antes para garantir esse direito.