Mais de 73 mil famílias em Natal podem obter desconto na conta de energia - O POTI

Mais de 73 mil famílias em Natal podem obter desconto na conta de energia

O programa oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda e grupos específicos. Foto: Ascom/Neoenergia.

Mais de 73 mil famílias em Natal podem se beneficiar da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), segundo informações divulgadas pelo governo federal. O programa oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda e grupos específicos, como indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais.

No entanto, muitas dessas famílias ainda não estão inscritas no programa, perdendo a oportunidade de reduzir seus gastos com energia elétrica. Para acessar a Tarifa Social, é necessário possuir o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) atualizados. Caso estejam desatualizados, os interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social mais próximo para regularizar a situação no Cadastro Único do governo federal.

A Neoenergia, concessionária de energia elétrica na região, realiza a inscrição automática dos beneficiários quando estes são titulares da conta de energia e possuem o NIS ou NB. Porém, se a titularidade estiver no CPF de outra pessoa, é necessário procurar uma das distribuidoras do grupo para solicitar o benefício.

A inscrição na Tarifa Social é simples e pode ser feita através de diferentes canais, como WhatsApp, site oficial ou Lojas de Atendimento da distribuidora. É importante ressaltar que não há prazo limite para solicitação, e o benefício não é cumulativo. Ou seja, se mais de uma pessoa da mesma família possui o NIS ou NB, apenas uma delas pode se inscrever no programa.

Saiba quais são os pré-requisitos para participar do programa:

Claro, aqui estão os pré-requisitos em formato de lista:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Para famílias com membros que necessitam de aparelhos elétricos por questões de saúde: ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos e estar inscrito no Cadastro Único da Prefeitura;
  • Para famílias com idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC): possuir o respectivo Número do Benefício (NB).