Memorial Câmara Cascudo é invadido e depredado; danos estão sendo calculados - O POTI

Memorial Câmara Cascudo é invadido e depredado; danos estão sendo calculados

A comissão estadual de folclore iniciou a remoção do acervo do prédio, mas ainda enfrenta a falta de um espaço adequado para armazenar os itens. Foto: Reprodução.

O Memorial Câmara Cascudo foi alvo de vandalismo entre o último domingo (24) e segunda-feira (25). O prédio, tombado como patrimônio estadual desde 1989 e sob gestão da Fundação José Augusto (FJA), teve seu acervo da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore depredado. Documentos históricos, alguns com mais de 50 anos, foram danificados, enquanto vidros, janelas e outros equipamentos foram destruídos. Ainda não há informações precisas sobre os itens que podem ter sido roubados.

Em um vídeo registrado na terça-feira (26), é possível observar o impacto dos atos de vandalismo no interior do imóvel. Livros rasgados e equipamentos quebrados fazem parte do cenário que preocupa estudiosos e gestores culturais. O presidente da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, Gutemberg Costa, lamentou o ocorrido. “Nos 76 anos da comissão, nunca houve um descaso como esse”, declarou. Segundo ele, o prédio está sem energia e abandonado há quase um ano, necessitando de reparos e vigilância.

A comissão estadual de folclore iniciou a remoção do acervo do prédio, mas ainda enfrenta a falta de um espaço adequado para armazenar os itens. Apesar de tentativas de contato, a Fundação José Augusto não respondeu sobre a situação até o momento.