Uma pesquisa conduzida pela Quaest em parceria com a PetLove mostrou que cerca de 94% da população já teve ou ainda tem um pet em casa, ressaltando a importância desses companheiros na vida cotidiana.
Dos participantes da pesquisa, 72% afirmaram conviver atualmente com um animal de estimação, enquanto 22% relataram já ter tido um pet anteriormente. Apenas 6% dos entrevistados nunca tiveram um animal de estimação.
A pesquisa também revelou os meios pelos quais os brasileiros adquirem seus animais. Metade dos tutores disse ter adotado seu pet, 28% receberam o animal como presente e 22% compraram seu companheiro.
Os cães são os preferidos, com 47% dos brasileiros relatando já ter tido pelo menos um cão. Os gatos seguem em segundo lugar com 23%, e as aves ocupam a terceira posição com 12%. Entre os cães e gatos, a maioria é composta por animais sem raça definida (SRD), conhecidos como vira-latas — 32% dos cães e 52% dos gatos.
Entre as raças específicas de cães mais comuns, estão os pitbulls (7%), poodles (6%) e shih tzus (6%). No universo felino, as raças mais comuns são o siamês (16%), o persa (3%) e o angorá (3%).
A pesquisa também apontou para a forte conexão emocional entre os brasileiros e seus animais de estimação. Para 93% dos entrevistados, os pets são considerados parte da família, e 94% afirmaram que cuidar de um bichinho melhorou sua saúde mental.
Ver esta publicação no Instagram