Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) do Brasil, faz uma visita oficial ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (21). O Ministro, que já foi Governador do estado do Amapá, se reunirá com a Governadora Fátima Bezerra para reuniões, visitas e comitês que tratarão dos recursos hídricos do estado.
Já nesta noite, o Ministro participará do 25º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) na capital potiguar e assinará junto à Governadora, o Termo de Adesão ao Pacto pela Governança da Água coordenado pela Agência Nacional da Água (ANA), além de firmar um convênio para promover estudos e projetos estratégicos relacionados ao Programa de Integração de Águas do rio São Francisco (PISF).
Já na terça-feira, Waldez e Fátima visitarão a Barragem de Oiticica, no Oeste Potiguar. A previsão é que o reservatório tenha capacidade de armazenar 590 milhões de metros cúbicos de água, abastecendo um total de 43 municípios e 800 mil pessoas. A barragem foi indicada pela Governadora do Estado como uma das obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e receberá recursos federais para completar a construção, que já está em 93,27%.
Paulo Varella, chefe da pasta do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) no estado, reafirma a importância da barragem: “É uma obra estruturante fundamental à gestão dos recursos hídricos do Rio Grande do Norte e para o desenvolvimento de toda a Bacia Piancó/Piranhas/Açu. É através dela que chegarão as águas da Transposição. Oiticica, juntamente com a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, formará um grande sistema armazenador, a partir do qual, adutoras, projetos de irrigação, e a perenização do rio Piranhas serão possíveis”, disse.
Acompanhado da Governadora, o Ministro Waldez Góes também vai sobrevoar a barragem Passagem das Traíras, importante reservatório, responsável por abastecer a região do Jardim do Seridó. Atualmente, a barragem passa por obras de garantia da sua segurança estrutural. No sobrevoo, também observarão o Projeto Seridó, importante na região por fazer a implantação de um conjunto de sistemas adutores com interligações entre grandes reservatórios.