O trecho da Avenida Alberto Maranhão, entre a Afonso Pena e Delfim Moreira, no bairro Bom Jardim, será reaberto para o tráfego até o final da tarde deste sábado (27). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu a reconstrução da tubulação do coletor tronco de esgoto que havia afundado, causando transtornos nas proximidades, incluindo a área do Vuco Vuco.
Segundo a Caern, os efluentes foram redirecionados para uma nova tubulação, solucionando o problema temporário. “Hoje pela manhã ocorreu o fechamento da escavação e, no período da tarde, começará o calçamento desta primeira etapa da obra”, informaram representantes da companhia.
Na segunda fase do projeto, outro trecho do coletor tronco da Avenida Alberto Maranhão será substituído após a conclusão do processo de licitação. A nova tubulação cobrirá 700 metros e o investimento total será de R$ 2 milhões.
O coletor tronco, uma tubulação de grande diâmetro que chega a 600 milímetros, é responsável por canalizar parte dos efluentes da área Oeste de Mossoró para a Estação de Tratamento de Cajazeiras. O serviço realizado pela Caern tornou-se necessário devido às ligações irregulares de água de chuva na tubulação, que foi sobrecarregada após um volume de chuvas acima do normal no primeiro semestre de 2024. A sobrecarga causou o afundamento da tubulação original.
Nos últimos dez dias, a Caern executou escavações profundas e a instalação de nova tubulação para resolver o problema.