A Casa da Ribeira recebe nesta quinta (24) e sexta-feira (25) a Mostra “Florescer nas Telas: Mulheres em Ação”, um evento que enaltece a presença de mulheres e dissidentes de gênero no audiovisual. A programação inclui exibições de filmes, mesas-redondas, oficinas e exposições de fotografia. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Os filmes selecionados para a Mostra têm até 20 minutos de duração e foram dirigidos ou roteirizados por mulheres. Entre os títulos que serão exibidos estão: Joias de Orixá, de Stéphanie Moreira, Bati da Vila, de Raquel Cardozo, Cidades Descobertas, com roteiro de Vivian Moura e direção de Julia Donati, Água Viva, de Allana Amâncio, Liberdade sem Conduta, de Dênia Cruz, Estação Reboco, de Juliana Iyafemí, e Luzidas, dirigido por Jaya Pereira e Stéphanie Bittencourt. Após a exibição, as diretoras participam de uma mesa-redonda, permitindo um diálogo entre as realizadoras e o público.
O evento contará ainda com uma oficina sobre cinema documental, conduzida por Dênia Cruz, e uma masterclass sobre narrativas reais. A curadoria das obras foi realizada por Alessandra Augusta, Geisla Blanco e Rita Machado, que integram o cenário audiovisual potiguar.
O projeto da Mostra foi viabilizado por meio do Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, e tem a parceria do Trampo Audiovisual.
Programação da Mostra:
24 de outubro – Sala Multiuso
- 15h às 18h45: Workshop “Cinema Documental e Suas Narrativas” com Dênia Cruz (inscrições prévias necessárias).
- 19h: Vernissage da Exposição Fotografia Still (aberta ao público).
25 de outubro – Sala de Teatro
- 15h às 18h: Masterclass “Uma Trajetória Contando Histórias Reais” com Dênia Cruz (inscrições prévias necessárias).
- 18h15: Apresentação da Mostra (retirada de ingresso no local).
- 18h30 às 20h15: Exibição dos filmes.
- 20h15 às 21h15: Mesa-redonda com as diretoras.