A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) confirmou a data da terceira edição do mutirão nacional de reconhecimento e investigação de paternidade. A campanha “Meu Pai Tem Nome” ocorrerá no dia 17 de agosto, em Natal e Mossoró. Interessados devem se inscrever online até a sexta-feira (9) AQUI.
Os procedimentos, que incluem exames de DNA e a emissão de novos documentos de registro, serão totalmente gratuitos. Podem participar famílias com renda de até dois salários mínimos ou renda per capita de até um salário mínimo. Pais ou mães podem iniciar o processo, e maiores de 18 anos podem participar sem a necessidade de autorização parental.
Renata Alves Maia, defensora pública, destacou que, em 2023, cerca de 6% das 38 mil pessoas nascidas no estado não tinham registro de paternidade na certidão de nascimento. Segundo ela, o reconhecimento da paternidade é crucial por várias razões, incluindo a identificação de doenças genéticas e a garantia de apoio material e socioafetivo.