O Núcleo de Artes e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou, nesta terça-feira (13), a exposição “(Ser)tão Mário – Embalado pelo Vento”, na Galeria Conviv’Art. A mostra, que celebra os 95 anos da viagem do escritor, pesquisador e poeta Mário de Andrade ao Rio Grande do Norte, estará aberta ao público até o dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A exposição mostra a jornada de Mário de Andrade pelo estado potiguar, ocorrida no final da década de 1920. De acordo com a curadora Teodora Alves, o autor, que se autodenominava “turista aprendiz”, chegou à capital Natal e percorreu vários municípios do interior. Andrade, movido por sua “sede de Brasil”, buscava conhecer “o Brasil mais profundo”, com o objetivo de vivenciar e documentar as manifestações culturais locais.
A mostra apresenta um acervo diversificado, composto por 42 fotografias capturadas por Mário de Andrade durante sua passagem pelo Rio Grande do Norte. As imagens pertencem ao acervo do Instituto Brasileiro da Universidade de São Paulo (USP). Além das fotografias, a exposição inclui instalações, videoarte e desenhos, proporcionando uma imersão nas experiências vividas pelo escritor.
O evento conta com o apoio da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn Sindicato).