A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal começou a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), com o propósito de proteger crianças e adolescentes contra doenças graves, como o câncer do colo do útero, que é uma das formas mais comuns de câncer entre mulheres no Brasil.
Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a vacinação será administrada em dose única, após estudos comprovarem sua eficácia na proteção contra o vírus. A iniciativa é parte do Calendário Nacional de Vacinação, com a recomendação de imunização para crianças entre 9 e 14 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. Além disso, pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) também foram incluídas como grupo prioritário para a vacinação contra o HPV.
A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, disse que aguarda orientações do Ministério da Saúde para a ampliação da vacinação para pessoas de até 19 anos. Até o momento, apenas os estados do Norte do país estão autorizados a iniciar a vacinação para esse público.
A estratégia de dose única segue recomendações do Ministério da Saúde, alinhadas com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com o objetivo de aumentar a adesão do público à vacinação.
Para tornar a vacinação acessível, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Natal podem se vacinar em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Além disso, foram estabelecidos pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, funcionando de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados das 15h às 20h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacina.