De acordo com a pesquisa Vigitel 2023, Natal é a capital com mais casos da doença no Nordeste e ocupa a quarta posição no ranking nacional em quantidade de pacientes diabéticos. Os dados preocupam a comunidade médica.
A doença se manifesta de duas maneiras, sendo o tipo 1 ocasionado de maneira autoimune, quando a produção de insulina é insuficiente no organismo. Já a diabetes tipo 2, que corresponde à maior parte dos casos de prevalência no Brasil, surge a partir da resistência à insulina, que pode ser provocada por tabagismo, sedentarismo e alimentação não saudável.
Apesar de ser crônica, a patologia pode ser controlada. Segundo a endocrinologista do Hospital Promater, Camila Pereira, a patologia está diretamente relacionada com a obesidade.
“Controlar o peso é fundamental, porque geralmente o diabetes tipo 2 desenvolve-se em pacientes com quadro de obesidade, então, o aumento de peso leva você a ficar diabético. Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável, manter-se fisicamente ativo e fazer seus exames periodicamente”, ressalta a especialista.