A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal anunciou a suspensão da vacinação contra a Covid-19 para crianças com até 12 anos devido à falta de doses. A interrupção foi comunicada oficialmente pela instituição, que atribuiu a situação a problemas na cadeia de suprimento e na logística de distribuição dos imunizantes.
De acordo com a SMS, o estoque atual conta apenas com vacinas do tipo “unidose”, ou seja, seringas já preenchidas que são destinadas exclusivamente ao público acima dos 12 anos. A secretaria aguarda o envio de novas remessas de vacinas multidoses por parte do Ministério da Saúde para retomar a imunização infantil.
De acordo com dados da plataforma RN + Vacina, até esta quarta-feira (21), 75% das crianças entre 0 e 2 anos de Natal foram imunizadas com a vacina monovalente contra a Covid-19. No entanto, a cobertura vacinal entre as crianças de 3 a 4 anos é de apenas 2,61%, enquanto entre as crianças de 5 a 12 anos, o índice sobe para 36%, embora ainda seja considerado baixo.
Esquema vacinal infantil
Para as crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos, o esquema vacinal contra a Covid-19 consiste em três doses, que devem ser administradas seguindo os intervalos recomendados: 4 semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e 8 semanas entre a 2ª e a 3ª dose. As crianças que completarem este esquema em 2023 não precisarão de novas doses em 2024.
Já para as crianças com mais de 5 anos, apenas aquelas pertencentes aos grupos prioritários receberão uma dose de reforço em 2024. Estes grupos incluem imunocomprometidos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência e em situação de rua. Esses grupos são considerados mais vulneráveis ao desenvolvimento de formas graves da Covid-19.