O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, utilizou suas redes sociais para anunciar a chegada do Navio Sonda 42 à Bacia Potiguar. O equipamento será responsável pela perfuração do poço de Pitu Oeste, localizado no litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará. Um vídeo mostrando o navio em funcionamento também foi compartilhado na postagem.
#APetrobrasVoltou a perfurar no Nordeste. Chegou à Bacia Potiguar (RN/CE) o Navio Sonda 42, que deverá iniciar a perfuração de Pitu Oeste na véspera do Natal, em 24/12 próximo. Veja que vídeo espetacular.
No total, a depender do licenciamento ambiental subsequente, deverão ser… pic.twitter.com/E5T2NI3BAg
— Jean Paul Prates (@jeanpaulprates) December 17, 2023
A Petrobras aguarda a licença de operação concedida pelo Ibama em outubro de 2023 para iniciar o processo de perfuração. Com essa autorização, a estatal poderá realizar perfurações de poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira.
Além disso, foi anunciado que a Petrobras tem planos de perfurar o poço Anhangá, localizado na concessão POT-M-762, a 79 km da costa do estado do Rio Grande do Norte, próximo ao poço Pitu Oeste. A empresa utilizará a mesma licença ambiental para dar início a esse processo.
Jean Paul Prates ressaltou que, dependendo do licenciamento ambiental subsequente, a Petrobras pretende perfurar um total de 16 poços exploratórios na Margem Equatorial até 2028.