A cidade de Natal terá um Centro Cultural de Fazeres, projeto da Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), que visa requalificar o edifício histórico conhecido como “Paris em Natal”, localizado no bairro da Ribeira.
A iniciativa foi selecionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções) entre mais de 3 mil propostas de preservação do patrimônio cultural em todo o Brasil. Com um investimento de R$ 400 mil, serão contratados projetos legais e executivos para a revitalização do espaço, que se tornará um centro de referência para diversas atividades culturais e criativas.
“O Centro de Fazeres integrará o patrimônio material e imaterial, além de evidenciar ofícios invisibilizados ao longo de anos e que são referências culturais, como a transmissão de saberes de ourives, sapateiros, artistas plásticos, consertos de móveis antigos, antiquários, ferreiros, aderecistas, relojoeiros, torneiros mecânicos, marceneiros, niqueladores, entre outros”, ressalta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
O edifício “Paris em Natal”, situado na Praça Augusto Severo, nº 250, tem uma história rica e multifacetada. Nos anos 1920, foi o endereço de uma elegante loja que trazia as últimas tendências da moda europeia para a alta sociedade local. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como sede do Observador Naval da US Navy, sendo parte integrante do patrimônio histórico da cidade.