O Startup Reports Brasil 2023, elaborado pelo Sebrae, aponta que o Rio Grande do Norte possui 742 startups mapeadas, ocupando o segundo lugar no Nordeste
O ecossistema de startups tem se consolidado como um importante motor de crescimento para o Rio Grande do Norte. De acordo com dados do mapeamento realizado pela unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, houve um crescimento significativo no número de startups, impulsionado por uma série de fatores que favorecem o empreendedorismo inovador no estado.
O Sebrae-RN realizou três mapeamentos em 2008, 2020 e 2023, revelando um crescimento de 200% no número de startups. Em 2020, as startups representavam 35,9% das empresas inovadoras, crescendo para 53,2% em 2023. Este aumento mostra o avanço de projetos inovadores, especialmente no interior do estado.
“O mapeamento é contínuo e nessa altura já visualizamos um recorte expressivo do perfil do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. As informações apuradas são fundamentais para que os atores envolvidos, como o Sebrae, possam planejar com maior assertividade as suas ações focadas no desenvolvimento regional”, comentou David Góes, gerente da unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN.
As startups potiguares têm se diversificado, abrangendo áreas como tecnologia da informação, agronegócio, saúde, educação e turismo. Um exemplo é a Cotafarma, primeira startup de Carnaúba dos Dantas, que oferece uma plataforma online para cotação de produtos farmacêuticos. Fundada durante o edital Startup Nordeste I em 2022, a Cotafarma expandiu sua atuação para cinco estados brasileiros: Paraíba, Bahia, Ceará, Pernambuco e Goiás.
O Startup Reports Brasil 2023, elaborado pelo Sebrae, aponta que o Rio Grande do Norte possui 742 startups mapeadas, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas de Pernambuco com 759. O estado também se destaca na relação entre despesa pública e número de startups, com 22,3 startups por 10 milhões de reais investidos em ciência e tecnologia.