A pedido dos Emirados Árabes Unidos, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) fará nesta segunda-feira (30), uma reunião de emergência, com o objetivo de exigir que Israel aceite uma pausa humanitária nos combates na Faixa de Gaza. Esse é o quinto encontro do Conselho para debater o assunto.
O evento será realizado em Nova Iorque e contará com a presença do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Atualmente, o Brasil preside o Conselho de Segurança da Organização.
O representante dos Emirados Árabes destacou “a importância da proteção dos civis, de acordo com o direito humanitário internacional, os tratados internacionais para a proteção dos civis e dos direitos humanos, e a necessidade de garantir que eles não são alvo durante o conflito” como razões para pausar o conflito.
Na última tentativa, o Conselho de Segurança conseguiu formar maioria para determinar uma pausa, mas o veto de um membro permanente, os Estados Unidos, impediu o avanço das propostas.