Pães, panetones e massas: conheça empreendedoras potiguares com cardápios especiais de Natal - O POTI

Pães, panetones e massas: conheça empreendedoras potiguares com cardápios especiais de Natal

Empreendedoras locais oferecem inúmeras opções para presentear e compor a ceia de Natal. Fotos: Cedidas.

O Natal é uma época especial em diversos sentidos. É tempo de se aproximar, conciliar, perdoar e estar em comunhão com a família e os amigos. Mas, além disso, o Natal é uma época especial e extremamente importante para o comércio e seus empreendedores. Com a demanda altíssima por presentes, as lojas ficam lotadas de clientes que buscam presentear as pessoas que amam, ou a si mesmos. 

Um dos setores que mais se destaca nesse período, é o gastronômico. Pães, panetones, biscoitos, bolos, massas… o cardápio do Natal é um dos pontos mais desejados e aguardados da celebração, com inúmeros pratos e sobremesas clássicas. 

É pensando nisso que muitas pequenas e micro empreendedoras autônomas criam estratégias para vender os seus produtos e garantir uma nova clientela. Neste ano, por que não substituir os produtos de marcas grandes e conhecidas, pelo trabalho caprichoso e único de panificadoras e confeiteiras que atuam em Natal? 

Conheça três marcas de mulheres potiguares que vão te ajudar a compor uma bela ceia natalina e presentear seus entes queridos:

Umaara 

Com o lema “Comida e afeto”, a padaria artesanal é uma opção imperdível para quem quer os melhores pães e panetones do mercado. A gastróloga Andressa Ribeiro, que comanda a Umaara, comenta algumas das delícias disponíveis no cardápio da panificadora: “quis trazer produtos de qualidade que possam ser compartilhado entre família e amigos nas festas. Além de novidades, como o bostock (brioche com creme de castanha de caju e amêndoas) que é algo incomum na cidade, mas que faz muito sucesso aqui na padaria”, explica.

Matriarca Pasta & Sugo 

Com variedade de massas, molhos, antepassos e patês, a Matriarca Pasta & Sugo marca o mercado gastronômico do Natal com opções apetitosas que, segundo a empreendedora Hannah Araújo, são diferentes daquilo que os clientes estão acostumados, mas sem perder o sabor familiar: “enquanto amantes de massas frescas, de qualidade, sempre sentimos falta de uma empresa aqui em Natal que trabalhasse com a produção de itens temáticos e personalizados. Somos uma família que adora reunir os amigos ao redor de uma mesa farta e esse período natalino remete muito a isto, assim decidimos levar o afeto da nossa gastronomia para outras famílias! A partir daí realizamos um estudo de produtos que não encontramos pela cidade para disponibilizar para nossa clientela, com um intuito de exclusividade, como as massas frescas em formato de árvore de natal que são um sucesso”.

Amora Doces

Pra quem gosta de doces, bolos e panetones, a Amora Doces é a opção do momento. As guloseimas mais saborosas e com o tema do natal retornam em mais um ano de fartura para compor a sua ceia ou servir como belos presentes. Yasmin Alves, que comanda o estabelecimento, explica que os produtos servem para diferentes ocasiões: “o cardápio é pensado e dividido em duas partes: itens presenteáveis e sobremesas para ceia/comemorações. Dessa forma, nos presenteáveis, sempre pensamos em maneiras que possam atender desde aqueles que desejam presentear pessoas queridas, a empresas em maiores quantidades, deixando em um valor acessível. Já as sobremesas são doces em maior tamanho, as quais são pensadas para servir uma maior quantidade de pessoas na ceia ou comemorações”.

Estratégia e planejamento: os diferentes métodos que levam ao sucesso do empreendedorismo feminino

Se engana quem pensa que esses negócios são amadores por não serem grandes empresas. O profissionalismo e as estratégias das mulheres que atuam nesta área, é o que possibilita o sucesso dos seus estabelecimentos. As empreendedoras compartilham como trabalham para aumentar as vendas no período natalino. Andressa Ribeiro, da Umaara, aposta no boca a boca e na confiança dos clientes para garantir as vendas, apesar de também manter todos bem informados através das redes sociais.

Este é o terceiro natal da empresa e tenho clientes fixos que anseiam por esta data para fazer a compra dos produtos natalinos. Ainda em novembro mandei alguns exemplares de chocotone (meu produto de maior venda) para os clientes recorrentes e fiz degustação em alguns dos pontos parceiros da empresa.”

Já Hannah Araújo, da Matriarca Pasta & Sugo, afirma que o marketing digital tem sido a maior ferramenta para as vendas, apesar de não abandonar a tradicionalidade do boca a boca.

Sem dúvidas o marketing digital é a melhor estratégia para pequenas empresas e produtores artesanais, tentamos não deixar de lado o marketing tradicional, com panfletos e propaganda boca a boca, a validação de quem já provou os nossos produtos e nos indica é de longe a maior publicidade que temos. Para chamar atenção a nossa aposta tem sido a divulgação do menu específico para este mês, com fotos de cada produto, uma descrição bem feita e uma boa variedade de produtos para atender a todos os gostos.”

Por fim, Yasmin Alves, da Amora Doces, reafirma a importância do planejamento prévio e de estar constantemente divulgando o produto para obter o sucesso:

A campanha de Natal começa a ser pensada e desenvolvida desde outubro. Envolvendo questões como a escolha dos itens, testes e precificação. Para enfim partirmos para o ensaio fotográfico, desenvolvimento das artes e enfim o planejamento estratégico das redes sociais. Por aqui sempre prezo pela antecedência, então a campanha foi ao ar já no início de novembro. Sempre digo que “quem não é visto, não é lembrado”, por isso fazemos postagens diariamente, tanto no feed como nos stories do Instagram. As fotos e vídeos conversam entre si, com um cenário natalino e possuem um ponto em comum: gerar o desejo no cliente.”