A partir da próxima sexta-feira (15), uma nova medida entrará em vigor no sistema de processamento de boletos bancários no Brasil, conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo a entidade, a partir dessa data, será possível realizar o processamento dos boletos no mesmo dia do pagamento, desde que efetuados até às 16h30.
A mudança é para modernizar e agilizar o meio de pagamento, sendo obrigatória para os 136 bancos participantes. De acordo com a Febraban, a iniciativa vai trazer mais agilidade para os cobradores e beneficiar o comércio em geral.
Embora o Pix tenha ganhado destaque como meio de transferência preferencial, o boleto bancário ainda é muito utilizado no país para diversos fins, como pagamento de escolas, academias, condomínios, planos de saúde, entre outros.
Estima-se que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto os restantes 43% seriam processados em até um dia útil. No entanto, a Febraban planeja estudar a possibilidade de trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 (no mesmo dia), assim que a modernização estiver completamente implantada e operando sem incidentes técnicos.
Essa não é a primeira vez que o sistema bancário passa por mudanças para aprimorar a segurança e a praticidade dos pagamentos de boletos. Em 2017, foi implementada a Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR),que permitiu que boletos vencidos fossem pagos em qualquer banco e contribuiu para mitigar aproximadamente R$ 450 milhões em fraudes por ano, segundo estimativas da Febraban.