Nesta quinta-feira (28), representantes de escolas públicas e privadas de Parnamirim participaram de uma reunião no auditório do Centro Administrativo, na Cohabinal. O objetivo desse encontro foi apresentar a Campanha de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) nas instituições escolares.
A Campanha é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Saúde (SESAD) e de Educação (SME) e visa aumentar a adesão à vacina entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Essa iniciativa tem como meta reduzir os casos da doença no município e inclui a realização de palestras informativas e a administração das vacinas diretamente nas escolas. A previsão é de que a campanha tenha início ainda neste mês de outubro, começando pelas regiões costeiras e Nova Parnamirim.
De acordo com o doutor Clemente Neto, ginecologista e obstetra da SESAD e idealizador do Projeto, a meta em Parnamirim é imunizar 80% do público-alvo. No entanto, até o momento, apenas 40% das meninas e 20% dos meninos se vacinaram contra o HPV.
O que é HPV?
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode infectar a pele ou mucosas, como as mucosas oral, genital ou anal, tanto em homens quanto em mulheres. Essa doença é classificada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e pode levar ao desenvolvimento de verrugas anogenitais na região genital e no ânus, além de aumentar o risco de câncer, dependendo do tipo de vírus envolvido.