As prefeituras de Parnamirim e Macaíba deram início à vacinação contra a dengue. A primeira fase da campanha tem como público-alvo crianças com idades entre 10 e 11 anos.
Para facilitar orientações e denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, a Prefeitura de Parnamirim disponibilizou um número de WhatsApp. Além disso, está prevista uma capacitação para enfermeiros e técnicos das unidades de saúde sobre a nova vacina contra a doença.
A cidade de Parnamirim receberá aproximadamente 2.600 doses neste primeiro momento. O esquema de vacinação prevê uma dose anual, com um reforço após 90 dias (3 meses), e será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Vacinação em Macaíba
Pro sua vez, o município de Macaíba recebeu 2.448 doses que serão aplicadas como 1ª dose nas UBS do Potengi, Vilar, Campestre e Traíras estão participando da vacinação em Macaíba, com enfoque para atividades específicas como o Dia D na comunidade indígena do Tapará e, posteriormente, no dia 28, na comunidade quilombola de Capoeiras.
Além da vacinação, o plano de combate às arboviroses inclui outras medidas, como a distribuição de repelentes para gestantes cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) nas UBS de Macaíba. Mutirões de controle do vetor Aedes aegypti dentro dos domicílios, realizados pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), também fazem parte das ações preventivas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está promovendo mutirões de limpeza para complementar os esforços de prevenção.