Nesta quarta-feira (15), o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) vai inaugurar um novo programa com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo inovador em todo o estado do Rio Grande do Norte. Denominado “Decola RN powered by InovAtiva”, o programa visa oferecer suporte a empreendedores potiguares em estágio inicial, através de mentorias personalizadas, capacitações e oportunidades de conexão com diversos atores dos ecossistemas locais de inovação.
O programa abrange todos os municípios do estado e busca proporcionar aos empreendedores, especialmente os iniciantes, a chance de desenvolverem seus negócios com o apoio de quem já trilhou o caminho do empreendedorismo.
O lançamento do programa está marcado para acontecer na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) às 15h, e as inscrições estarão abertas até o dia 16 de junho.
Serão disponibilizadas 25 vagas, e os projetos selecionados receberão apoio de mentores ao longo de 14 semanas. Embora não seja obrigatório que o empreendimento seja da área de Tecnologia da Informação (TI), é necessário que as ideias apresentem potencial de escalabilidade, além de outros indicativos de empreendedorismo inovador.
O programa é uma iniciativa derivada do InovAtiva Brasil, a maior aceleradora de startups da América Latina. Conta também com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do respaldo metodológico da Wadhwani Foundation.
Os selecionados participarão de atividades de formação à distância e serão acompanhados de perto por um mentor, escolhido entre empreendedores experientes, executivos de médias e grandes empresas regionais, investidores anjo, entre outros.
Ao término do programa, cada projeto será apresentado em um evento presencial, o Demoday, também previsto para acontecer no IMD, com a participação de outros empreendedores e investidores em potencial.
Além dos projetos selecionados, o Decola RN também abre oportunidades para aqueles interessados em participar como avaliadores ou mentores. Os avaliadores serão responsáveis por selecionar os projetos a serem beneficiados pelo programa, enquanto os mentores acompanharão os participantes ao longo das 14 semanas, atuando como guias em cada etapa do processo. Os interessados em participar devem preencher o formulário digital disponível no site do programa.