Com a páscoa se aproximando, milhões de brasileiros estão em busca dos melhores chocolates e guloseimas para presentear pessoas queridas ou a si mesmos. E esse é um momento excepcional para quem trabalha no ramo, já que, cada vez mais, o público tem preferido buscar negócios caseiros e artesanais, ao invés das grandes empresas do mercado.
E este é um dos setores com melhor oportunidade de crescimento, já que o brasileiro adora doce e chocolate. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), somente no ano passado, o Brasil consumiu 805 mil toneladas de produtos de chocolate, 6% a mais que no ano anterior.
A associação estima que o setor de produção de ovos de Páscoa deve crescer 17% em 2024, se comparado ao ano passado, impulsionado por um cenário econômico mais favorável e um aumento do poder de consumo do brasileiro. Esta alta se reflete também na cadeia produtiva do setor e estimula as vendas de quem produz os doces.
No Rio Grande do Norte, negócios de confeitaria e chocolateria têm conquistado cada vez mais clientes. Uma característica marcante deste setor, é o protagonismo feminino, já que a maior parte das empreendedoras e trabalhadoras são mulheres. De acordo com Elen Rocha, diretora da Dani Rocha Confeitaria, a motivação está na aprovação dos clientes.
“Para mim, a parte mais gratificante do trabalho é ver a felicidade e satisfação nos rostos das pessoas quando provam nossos produtos. Saber que contribuí para tornar os momentos delas mais especiais é uma fonte constante de motivação. Ver a alegria que nossa confeitaria traz às vidas das pessoas é verdadeiramente recompensador, e é isso que me impulsiona diariamente”, diz.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou algumas dicas para impulsionar ainda mais negócios autônomos deste setor, confira:
- Conhecer o perfil da clientela
É importante saber quem é o público-alvo, como atingi-lo e as suas preferências. Para isso, é fundamental ouvir constantemente as expectativas da clientela, abrir canais para que o consumidor possa conversar diretamente com o negócio, realizar consultas, entrevistas ou pesquisas, de modo a antecipar novas tendências.
- Divulgação
Investir em divulgação através das redes sociais, fazer boas imagens dos alimentos, para destacar a qualidade dos produtos e fazer com que o cliente deseje as guloseimas.
- Priorizar a qualidade
Ficar atento à qualidade dos produtos, pois ele ajudará a crescer e a conquistar mais clientes por meio da divulgação boca a boca. É preciso ter atenção aos processos de fabricação.