A Petrobras assinou contratos para a aquisição de uma tecnologia conhecida como HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids). Com a nova tecnologia a multinacional poderá produzir diesel 100% renovável e bioquerosene de aviação a partir de correntes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino.
A produção inédita será feita na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, no estado de São Paulo, com a previsão de capacidade de processar 2.700 m³/d de carga com proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino.
A nova aquisição da empresa é estratégica e deve agregar valor à refinaria pelo aprimoramento de processos mais modernos, eficientes e menos danosos ao meio ambiente, como explica Cesar Cunha, gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia. “O licenciamento desta tecnologia que será usada na unidade de Cubatão se soma a uma série de soluções que a Petrobras vem adotando para transformar seu parque de refino num parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo com menor pegada de carbono e a produção de combustíveis com conteúdo renovável”, conta.