Na noite desta terça-feira (14), a Petrobras divulgou um comunicado aos seus acionistas informando sobre a saída de Jean Paul Prates da presidência da companhia. O comunicado ressaltou que Prates solicitou ao Conselho de Administração o encerramento antecipado de seu mandato como presidente da Petrobras, de forma negociada.
Além disso, foi mencionado que, uma vez aprovada a sua saída, Prates pretende renunciar também ao cargo de membro do Conselho de Administração da empresa.
Jean Paul Prates, advogado e economista, assumiu a presidência da Petrobras no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua trajetória incluiu eleição como primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) em 2014, tendo assumido o cargo no Senado em 2019, após a eleição dela para governadora do Rio Grande do Norte. Prates também teve experiência na assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro) e ocupou o cargo de secretário de Energia do Rio Grande do Norte.
Ministério de Minas e Energias indica Magda Chambriard
Em substituição a Jean Paul Prates, o Ministério de Minas e Energia (MME) indicou a engenheira Magda Chambriard para ocupar o cargo de presidente da Petrobras. Magda, que iniciou sua carreira na Petrobras em 1980 e possui uma vasta experiência na área, é engenheira química e civil. Ela foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002, onde ocupou diversos cargos de destaque, incluindo o de diretora-geral da agência a partir de 2012.