A Petrobras concluiu a instalação de um Sensor LiDAR (Light Detection and Ranging) na plataforma PPE-1, localizada no campo de Pescada, no Rio Grande do Norte. Essa é a segunda plataforma no estado a receber o equipamento de alta tecnologia, projetado para medir variáveis meteorológicas, como velocidade e direção do vento.
O Sensor LiDAR, que utiliza pulsos de luz para calcular distâncias e mapear características atmosféricas, desempenha um papel crucial na coleta de dados precisos relacionados ao clima. A Petrobras destaca a importância desses estudos para a implementação de projetos eólicos offshore.
Além da plataforma no Rio Grande do Norte, a Petrobras tem planos de instalar seis LiDARs em plataformas localizadas nos estados do Ceará e Espírito Santo.
“Instalar sensores em nossas plataformas agiliza e diminui os custos para o mapeamento do potencial eólico da região definida. Os dados obtidos com essas campanhas, por sua vez, auxiliarão a tomada de decisão sobre a implantação de projetos”, afirma o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.