A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (2) uma redução de 8,8% no preço do querosene de aviação (QAV) vendido às distribuidoras, representando uma diminuição de R$ 0,36 por litro. Desde o início de 2024, o preço do combustível já acumula uma queda de 8,0%. Quando comparado ao valor de dezembro de 2022, a redução é ainda mais alta, atingindo 26%.
Essa mudança é relevante porque o QAV é o principal custo das companhias aéreas, representando cerca de 41% das despesas totais dessas empresas. Com a diminuição do preço, a expectativa é que as passagens aéreas possam ficar mais acessíveis, ou pelo menos que o aumento de preços seja contido.
A redução no valor do QAV é uma das principais medidas adotadas pelo governo para apoiar e estimular o setor de aviação no país, que enfrenta diversos desafios. Atualmente, a Gol está em processo de recuperação judicial, a Latam saiu de um processo semelhante apenas em 2022, e as ações da Azul já acumularam uma queda de quase 70% desde o início do ano, em grande parte devido a preocupações com suas dívidas, apesar de o CEO da empresa negar qualquer risco iminente de recuperação judicial.