Pinacoteca do RN recebe exposição "De Repente Serpente", de Ilanna Thalma - O POTI

Pinacoteca do RN recebe exposição “De Repente Serpente”, de Ilanna Thalma

A exposição oferecerá a oportunidade de mergulhar em uma jornada cronológica através do rico acervo pessoal de Ilanna Thalma. Foto: Divulgação.

A partir da próxima quinta-feira (21), a Pinacoteca do Rio Grande do Norte se receberá a exposição “De Repente Serpente”, da artista visual Ilanna Thalma. A vernissage oficial está agendada para as 19h e promete uma noite repleta de arte e cultura, com a presença da própria artista, que compartilhará insights sobre sua jornada artística, além de uma apresentação musical. O evento também contará com a discotecagem do renomado DJ Set Pajux, a partir das 21h.

A exposição “De Repente Serpente” oferecerá aos visitantes a oportunidade de mergulhar em uma jornada cronológica através do rico acervo pessoal de Ilanna Thalma. Desde suas primeiras obras aos 15 anos, em 2005, até suas criações mais recentes, os espectadores poderão testemunhar o contínuo processo evolutivo da artista, refletido em suas obras.

Uma viagem pela arte e pela história

Ilanna Thalma é conhecida por sua habilidade em utilizar uma variedade de materiais contemporâneos, como azulejos, pregos e ferros, para criar obras que transcendem a mera estética. Em suas assemblages e instalações, ela nos transporta por uma jornada intrincada através de culturas e mitologias diversas. Seus trabalhos retratam grafismos e simbolismos que remetem desde o Alfabeto Armorial até cosmogonias pré-históricas, como a Constelação de Sírius dos povos Dogon.

Além disso, os bordados de Ilanna Thalma são um reflexo de sua sensibilidade essencial, incorporando referências escritas, poéticas e simbólicas, entrelaçando memórias de infância e ancestralidade. Suas obras representam fielmente a paisagem do Seridó e seus mitos, em uma expressão autêntica e profundamente pessoal.

A exposição “De Repente Serpente” conta com a curadoria de Paula Lima, fotografia de Vivian Moura, design gráfico de Emma Soleil e texto de Daniel Nec, além das ações de acessibilidade desenvolvidas pela Oficina de Áudio Descrição. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, FUNCARTE e Fundo de Incentivo à Cultura, FUNCARTE, e conta com o apoio do mandato da vereadora Birsa Bracchi.

Serviço:

  • O que: Exposição “De Repente Serpente” de Ilanna Thalma
  • Onde: Pinacoteca do Rio Grande do Norte
  • Quando: 21 de março
  • Horário: Vernissage às 19h, Discotecagem às 21h