O Google anunciou o lançamento da funcionalidade de pagamento por aproximação via PIX para clientes de sua carteira digital, o GPay. A nova opção permite que usuários realizem pagamentos apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão. O evento de lançamento ocorreu na sede do Google em São Paulo, com a participação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
Segundo a previsão inicial, o PIX por aproximação estará disponível em todo o país a partir de fevereiro de 2025, mas algumas instituições financeiras já começaram a oferecer a função. Campos Neto ressaltou que a nova funcionalidade responde a uma demanda dos usuários. “Fizemos uma pesquisa perguntando para as pessoas o que elas achavam do PIX, por que que elas usavam. Muita gente ainda não usa o PIX porque tem preguiça de entrar no aplicativo e digitar um número. Muita gente diz que usa o cartão de crédito porque o cartão de crédito você pode só aproximar”, disse Campos Neto. Ele complementou que cerca de 30% das pessoas que preferem cartões apontaram a praticidade da aproximação como motivo principal.
Com a chegada do PIX por aproximação, o processo de pagamento será mais simples e parecido com o uso de cartões contactless:
- O cliente informa ao lojista a intenção de pagar via PIX por aproximação.
- O lojista seleciona o método de pagamento no terminal.
- O cliente autoriza o pagamento via reconhecimento facial ou senha.
- O cliente aproxima o celular, confere o valor e confirma a transação.
Atualmente, a função está disponível para clientes de bancos como C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco, desde que suas contas estejam vinculadas ao GPay. O PicPay já liberou a opção nesta segunda-feira (4), e algumas de suas maquininhas começaram a aceitar o método, com previsão de ampliação até o fim do mês.
O Itaú Unibanco também informou que suas maquininhas da Rede aceitarão pagamentos por aproximação com PIX em breve. “A funcionalidade está sendo disponibilizada em fases e, em algumas semanas, todos os clientes Itaú Unibanco poderão cadastrar sua conta Itaú na wallet para pagar apenas aproximando o celular, sem a necessidade de abrir o Superapp do banco no momento da compra”, destacou o banco.
Além dessa novidade, o PIX Agendado Recorrente foi implementado recentemente. Esse recurso permite agendar pagamentos de valores fixos para serem debitados mensalmente, uma funcionalidade útil para pagamentos a autônomos, como terapeutas, diaristas e professores de música.
Em outubro, o Banco do Brasil também lançou a função de PIX por aproximação para alguns correntistas como um projeto piloto em Brasília e São Paulo. A instituição espera liberar o recurso para todos os clientes ainda em novembro. No entanto, nesse sistema específico, o usuário deve acessar o aplicativo do banco para concluir a transação.
O processo para compras de até R$ 200 envolve conferir o valor na maquininha, abrir o app, selecionar “PIX por aproximação” e confirmar por biometria ou senha. Para valores acima de R$ 200, além desses passos, o cliente precisa inserir a senha transacional da conta.
Novas regras do Pix entram em vigor nesta sexta-feira (1º); veja as mudanças