O Planetário Barca dos Céus, pertencente ao Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN, está organizando uma observação do eclipse solar anular no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Este evento, que celebra os 50 anos do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), é gratuito e aberto ao público.
O eclipse solar anular é um raro fenômeno astronômico, e apenas algumas regiões do mundo terão o privilégio de observá-lo em sua totalidade. Natal é uma dessas localidades, proporcionando uma visão privilegiada do momento em que a Lua cobrirá quase completamente o Sol, deixando apenas uma borda luminosa visível.
Além da observação do eclipse, o evento também incluirá atividades educacionais que explicarão a dinâmica do sistema Sol-Terra-Lua e fornecerão orientações para uma observação segura do Sol. Além disso, haverá atividades culturais, como danças circulares tradicionais, uma roda de capoeira e apresentações musicais.
A programação ocorrerá na praça de eventos do Parque da Cidade, em frente ao prédio da administração, das 14h às 18h30.
O Planetário Barca dos Céus é um projeto de extensão desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Astronomia (GPEFA), vinculado ao DFTE da UFRN. O projeto recebeu esse nome em homenagem à constelação da Barca, visível nos céus do Rio Grande do Norte. Esta constelação tem um significado especial para os povos tradicionais do estado, como indígenas, agricultores e pescadores, que a utilizam como referência para marcar o tempo e se orientar em suas atividades diárias.
Leia mais:
Eclipse solar: saiba onde observar o fenômeno na Grande Natal