O município de Caiçara do Norte, no Litoral Norte Potiguar, recebeu a coordenação da equipe responsável pelo Estudo de logística integrada e de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do Porto Indústria-Multipropósito previsto para ser instalado na região, também conhecido como “Posto-indústria verde”.
O projeto é uma das prioridades do governo do Rio Grande do Norte, já que é uma aposta para o desenvolvimento econômico do estado, em sintonia com a necessidade mundial de investir em energia verde e diminuir os impactos da crise climática. O porto também pode gerar mais de 25 mil empregos.
A nova visita técnica simboliza o início da segunda fase de estudos para o projeto, que faz parte das exigências legais para a implantação e foi iniciada em janeiro deste ano. A previsão é que o estudo conclusivo de impacto ambiental dure em média 12 meses, desde o levantamento de amostras, até a aferição dos resultados.
A equipe técnica é composta, em sua maioria, por professores doutores e pesquisadores de destaque nas áreas socioeconômico, ambiental, de desenvolvimento industrial e logística.
“Estamos trabalhando para assegurar a sustentabilidade de todo o processo. Certamente a instalação do porto será um impulsionador da economia verde inclusive internacional. Temos consciência da nossa responsabilidade de elaborar um EIA-RIMA de excelência”, afirmou o professor Mario González, coordenador do projeto, que também estava presente na visita.