No segundo dia de competições em Santiago, a expectativa se tornou realidade para o atleta potiguar Júnior França, membro da seleção brasileira e da Sadef, ao conquistar a medalha de bronze na categoria até 54kg do Halterofilismo. Com uma expressiva marca de 160kg levantados, Júnior ficou a apenas 1kg dos líderes da prova, o paulista Bruno Carra e o cubano Pablo Ramirez, que ficaram com o ouro e a prata, respectivamente.
Ao receber a medalha no peito, Júnior França expressou sua gratidão e alegria pelo resultado alcançado: “Glória a Deus por esse resultado, pois só Deus sabe o quanto eu tenho batalhado. É uma equipe grande para fazer o atleta competir no alto rendimento, carregar uma bandeira como a do Brasil e trazer um resultado desse. Gratidão a todos vocês, ao Ministério dos Esportes, que é um dos maiores fomentadores do esporte, e que possibilita eu estar em alto rendimento. E um agradecimento especial ao meu técnico Carlos Williams e minha nutricionista Pascalle Helke.”
A conquista teve um impacto significativo em seu posicionamento no ranking que define as vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris no próximo ano. Agora, Júnior França ocupa a nona posição, aproximando-se do objetivo de estar entre os oito melhores que participarão da competição mais importante do paradesporto mundial. Determinado, ele afirma: “Brigarei até conseguir minha vaga.”
Nesta segunda-feira (20), o Brasil e o Rio Grande do Norte têm mais chances de medalhas, com a participação das atletas Maria Luzineide e Maria Rizonaide.