Praia de Areia Preta volta a ser considerada própria para banho após mais de um ano - O POTI

Praia de Areia Preta volta a ser considerada própria para banho após mais de um ano

Essa é a primeira vez em mais de um ano que o trecho da escadaria de Mãe Luiza apresentou níveis tolerantes de coliformes fecais na água. Foto: Semurb.

A Praia de Areia Preta foi novamente classificada como própria para banho após um período de mais de um ano contendo altos níveis de coliformes, de acordo com o mais recente boletim do Programa Água Azul, divulgado na última sexta-feira (16). O boletim registrou um nível de 20 NMP/100 mL, indicando a estabilização da qualidade da água.

A recuperação é fruto de uma série de ações coordenadas pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As medidas incluem a intensificação da fiscalização ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza e a limpeza contínua do sistema de esgotamento sanitário.

“Estamos satisfeitos em anunciar que a Praia de Areia Preta é novamente considerada própria para banho, conforme os critérios estabelecidos. Continuaremos o trabalho de fiscalização e manutenção para garantir a segurança e a qualidade das nossas praias”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Thiago Mesquita.

De acordo com a Resolução Conama Nº 274/2000, uma praia é considerada própria para banho quando os níveis de coliformes termotolerantes permanecem abaixo de 1000 NMP/100 mL por cinco semanas seguidas. O resultado positivo na Praia de Areia Preta confirma a eficácia das ações de controle e limpeza.

Cidadãos que desejarem denunciar infrações ambientais podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Durante os fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.